Pagina Inicial Institucional Serviços Notícias e Eventos Contato Facebook Otorrino Fisio Center
A HISTORIA DO IMPLANTE COCLEAR

A História do Implante Coclear

Apesar de ser uma tecnologia recente, os primórdios do IC têm mais de 200 anos. É claro que se tratam apenas de pequenos experimentos, incomparáveis com a modernidade dos aparelhos de hoje. No entanto, podemos dizer que foi no século XVIII que os primeiros passos foram dados em direção a complexidade do Implante Coclear.

Tudo começou com um italiano chamado Alessandro Volta (foto), conhecido mundialmente por inventar a primeira pilha elétrica. No ano de 1800, o cientista colocou em seu próprio ouvido duas placas de metal, e criou entre elas uma corrente de 50 Volts. O experimento não deu muito certo, porque Volta acabou desmaiando. Antes disso, porém, ele relata que ouviu “um ruído parecido com água fervente”, que cessou assim que ele desligou a corrente.

Nos anos seguintes, outros cientistas tentaram repetir o trabalho de Volta. Foi notado que conforme era alterado a fonte de estimulação e a forma de estímulo, sensações diferentes eram provocadas. Por exemplo: 50 anos após o primeiro experimento, o francês Duchenne de Boulogne repetiu o experimento de Volta, mas utilizou uma corrente alternada. Ele descreveu o som do resultado como “um inseto encurralado entre uma vidraça e uma cortina”... Bastante diferente, não?

Depois de um longo período sem experimentos, o tema ressurgiu em 1930 com os psicólogos Glen Wever e Charles Bray. Eles descobriram que nosso ouvido era capaz de gerar um estímulo elétrico como resposta a uma estimulação auditiva. Seis anos depois, os russos Gersuni e Volkov concluiram que a cóclea era o órgão responsável pela captação do sons. Com isso, eles conseguiram determinar que os próximos experimentos deveriam ser aplicados na cóclea para obter um sucesso maior.

Foi só no dia 25 de fevereiro de 1957 que foi relatado a primeira experiência de estimulação do nervo auditivo através da inserção de um eletrodo no ouvido de uma pessoa surda. O responsável pelo feito foi o francês Andre Djourno. O paciente implantado conseguiu reconhecer palavras simples, percebia o ritmo da fala e disse que o implante ajudava na leitura labial. Um detalhe interessante é que Djourno acreditava que suas descobertas eram benefícios para a humanidade, assim, ele se recusou a registrar sua invenção e a vender patentes para empresas comerciais.

Baseado no sucesso de Djourno, vários pesquisadores se dedicaram ao estudo e desenvolvimento do implante coclear na década de 60. Estes primeiros equipamentos eram bem simples: chamados de monocanais, eles produziam estímulos através de um único eletrodo que emitia uma descarga elétrica. Eles tornavam o paciente capaz de perceber os sons da fala, mas não eram suficientes para que o deficiente auditivo conseguisse discriminar as palavras e entender o que era dito.

Foi só na década de 80 que o Implante ganhou essa eficiência e se tornou parecido com o que temos hoje. Com o surgimento dos implantes “multicanais”, que permitiam uma percepção dos sons muito melhor, o IC se popularizou e se expandiu. Estes implantes estimulavam diferentes regiões da cóclea e, conforme a região estimulada, diferentes sensações de frequência eram produzidas.

No Brasil, a primeira cirurgia de IMPLANTE COCLEAR com tecnologia avançada foi realizada em 1990, no Centrinho em Bauru.

Desde a década de 70 até os dias atuais, estima-se que 100 mil pacientes já foram implantados.

Minas Gerais conta com 4 Centros de referência em Implante Coclear: Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora e Montes Claros (Centro/ Núcleo de Implante Coclear Otorrino Fisio Center).

Em Montes Claros as cirurgias iniciaram em Janeiro/2010, com a equipe do Centro de Reabilitação Auditiva da Alta Complexidade Otorrino Fisio Center e Hospital Dílson De Quadros Godinho. O Centro Núcleo de Implante Coclear de Montes Claros atende a toda população da Macrorregião Norte de Minas referenciadas a ela, e também é referência para as Macrorregiões de Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

De Janeiro/2010 até a presente data já foram realizadas 119 cirurgias de IMPLANTE COCLEAR em pacientes de vários municípios.Quando a cirurgia acontece na fase pré-lingual, antes dos 3 anos, as chances de bons resultados são muito grandes. Em adultos com períodos longos de privação, muitas vezes, a memória da linguagem oral está distante e a comunicação fica comprometida, mas os resultados obtidos após a cirurgia de implante coclear, também tem registrado excelentes resultados.

FONTE: SITE OTORRINO FISIO CENTER.COM.BR E ADAP

 

 

Agende uma Visita clicando aqui!

Comente usando seu Facebook

Serviços
11 de Novembro dia nacional do Zumbido    
DIA 18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO    
Dia 21 de Setembro e o dia Nacional de Luta Das Pessoas Com Deficiêcia    
Dia 29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo    
Ministério lança protocolo de Atenção à Saúde para Microcefalia    
Dia 31 de Maio Dia Mundial Sem Tabaco    
O QUE DEVO FAZER PARA ADQUIRIR O APARELHO AUDITIVO PELO SUS?    
Dia 29 de Abril Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruido    
21 de março: Dia Mundial do Sono    
3 de Março Dia Mundial do Cuidado Auditivo    
A HISTORIA DO IMPLANTE COCLEAR    
Evolução dos Aparelhos Auditivos    
Dia 10 de novembro dia Nacional de Combate a Surdez    
CÂNCER DE LARINGE    
DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE NO FRIO    
Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias    
VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA    
Surdez e Depressão    
Surdez Unilateral    
Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?    
Cinco motivos para usar aparelho auditivo    
PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO (PAIRO)    
Cirurgia do Implante Coclear    
Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono    
Epistaxe    
Doença de Ménière    
Descongestionante nasal pode viciar e causar rinite medicamentosa    
Meu tímpano perfurou, e agora?    
Otite gera dor no ouvido e pode causar surdez    
Calendário da Saúde    
Dicas para uma boa saúde auditiva    
Teste da Orelhinha    
Serviço de atenção a saúde auditiva de média e alta complexidade    
Dicas e Saúde    
SASA e PSF    


















Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Otorrinofisiocenter - Saúde Auditiva ® 2013. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | SERVIÇOS | NOTÍCIAS E EVENTOS | FALE CONOSCO
Rua Santa Maria, 86, Centro, Montes Claros (MG), CEP: 39.400-100
adm@otorrinofisiocenter.com.br - (38) 3218-5000 - 3213-3237 - 3218.5001 - 3218.5002 - 0800 032 3237 - 3084.2619