Pagina Inicial Institucional Serviços Notícias e Eventos Contato Facebook Otorrino Fisio Center
Cirurgia do Implante Coclear

O Norte de Minas conta com um CENTRO/NÚCLEO DE IMPLANTE COCLEAR, credenciado e habilitado pelo Ministério da Saúde desde novembro/2009; apto a realizar a cirurgia de Implante Coclear, ampliando a rede assistencial de Alta Complexidade no Sistema Único de Saúde - SUS.

O Serviço de Implante Coclear conta com a coordenação do médico Otorrinolaringologista Profº. Dr. Odilio Ribeiro Mendes, especialista que tem assegurado diversas conquistas na área da Saúde em sua especialidade para Montes Claros e todo o Norte de Minas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 10% da população mundial apresentam deficiência auditiva. No Brasil, 15 milhões de pessoas convivem com esse problema, sendo 350 mil com deficiência auditiva total ou quase total.

Muitas pessoas com essa deficiência podem não conseguir benefícios com aparelhos auditivos convencionais ou cirurgias em orelha média; nesses casos o IMPLANTE COCLEAR pode ser uma alternativa real.

A idéia do IMPLANTE COCLEAR começou na década de 30/40, porém somente em 1957 descreveram pela primeira vez os efeitos da estimulação do nervo auditivo.

Em 1977 foi implantado o primeiro paciente brasileiro pelo Professor Pedro Luiz Mangabeira Albernaz utilizando o implante monocanal.

Na década de 80, começaram a serem desenvolvidos novos implantes, os multicanais.

No Brasil, a primeira cirurgia de IMPLANTE COCLEAR com tecnologia avançada foi realizada em 1990, no Centrinho em Bauru.

Desde a década de 70 até os dias atuais, estima-se que 100 mil pacientes já foram implantados.

Minas Gerais conta com 4 Centros de referência em Implante Coclear: Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora e Montes Claros (Centro/ Núcleo de Implante Coclear Otorrino Fisio Center).

Em Montes Claros as cirurgias iniciaram em Janeiro/2010, com a equipe do Centro de Reabilitação Auditiva da Alta Complexidade Otorrino Fisio Center e Hospital Dílson De Quadros Godinho. O Centro Núcleo de Implante Coclear de Montes Claros atende a toda população da Macrorregião Norte de Minas referenciadas a ela, e também é referência para as Macrorregiões de Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

Do inicio do ano de 2010 até a presente data já foram realizadas 119 cirurgias de IMPLANTE COCLEAR em pacientes de vários municípios;

Sendo 43 pacientes da Micro Montes Claros/ Bocaiúva - (Montes Claros - 39, Bocaiúva - 02, Glaucilândia - 01, Itacambira 01).

Micro Pirapora - ( Buritizeiro  01, Lassance 01, Pirapora 03, Varzea da Palma 04 ).

Micro Coração de Jesus - ( São João da Lagoa - 01, Coração de Jesus - 03).

Micro Januária - ( Januária -02).

Micro Salinas / Taiobeiras - ( Novorizonte - 02,Rio Pardo de Minas - 01, Rubelita - 01,Salinas - 04,Santo Antonio do Retiro -02,

São João do Paraiso - 01, Taiobeiras - 05, Vargem Grande do Rio Pardo - 01, Montezuma - 01).

Micro Francisco Sá - (Cristália - 01, Francisco Sá - 02,Grão Mogol - 01, Josenopolis - 01, Capitão Eneas - 01, Botumirim 01).

Micro Manga - (Montalvânia - 01).

Micro Mato Verde - ( Mato Verde - 01).

Micro Janaúba / Monte Azul - (Janaúba - 08, Monte Azul - 06, Porteirinha - 02, Jaíba - 01, Nova Porteirinha - 01, Espinosa - 01).

Micro Brasilia de Minas / São Francisco - (Mirabela - 02,São Francisco - 02, São João da Ponte - 02,Ubai - 01,Varzelândia - 01).

Macro Uberlândia / Patos de Minas / Uberaba - (Uberlândia - 03, Patos de Minas - 03, Uberaba - 01).

 O Implante Coclear trata-se de um ouvido biônico, é uma prótese eletrônica introduzida cirurgicamente na orelha interna que estimula diretamente o nervo auditivo através de pequenos eletrodos colocados dentro da cóclea e o nervo leva esse estímulo até o cérebro. O implante é composto por duas partes: unidade interna e unidade externa.

O Implante Coclear é um processo complexo que exige a atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos Otorrinolaringologistas/Cirurgião/Neurologista/Pediatra, profissionais Geneticista, Fonoaudiólogo, Psicólogos e Assistente Social.

A avaliação do paciente candidato à Cirurgia de Implante Coclear é realizada em etapas que devem ser obrigatoriamente seguidas e cumpridas junto à equipe de profissionais e o paciente, para que se obtenha o melhor resultado possível em benefício do mesmo.

Para determinar se você é um candidato ao Implante Coclear, será necessário submeter-se a uma série de avaliações de rotina antes da cirurgia.

Não se devem fazer prognósticos de indivíduos, mas de grupos da mesma idade. Esteticamente, quanto mais nova a criança, quanto menos tempo de privação, melhor o resultado.

Quando a cirurgia acontece na fase pré-lingual, antes dos 3 anos, as chances de bons resultados são muito grandes. Em adultos com períodos longos de privação, muitas vezes, a memória da linguagem oral está distante e a comunicação fica comprometida, mas os resultados obtidos após a cirurgia de implante coclear, também tem registrado excelentes resultados.

 

Confira fotos dos pacientes que ja realizaram o procedimento de Implante Coclear  .

 

 

 

Agende uma Visita clicando aqui!

Implante Coclear
Implante Coclear
Implante Coclear
Implante Coclear
Vídeos e Links
Comente usando seu Facebook

Serviços
Dia 29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo    
Ministério lança protocolo de Atenção à Saúde para Microcefalia    
Dia 31 de Maio Dia Mundial Sem Tabaco    
O QUE DEVO FAZER PARA ADQUIRIR O APARELHO AUDITIVO PELO SUS?    
Dia 29 de Abril Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruido    
21 de março: Dia Mundial do Sono    
3 de Março Dia Mundial do Cuidado Auditivo    
A HISTORIA DO IMPLANTE COCLEAR    
Evolução dos Aparelhos Auditivos    
Dia 10 de novembro dia Nacional de Combate a Surdez    
11 de Novembro dia nacional do Zumbido    
DIA 18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO    
Dia 21 de Setembro e o dia Nacional de Luta Das Pessoas Com Deficiêcia    
CÂNCER DE LARINGE    
DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE NO FRIO    
Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias    
VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA    
Surdez e Depressão    
Surdez Unilateral    
Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?    
Cinco motivos para usar aparelho auditivo    
PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO (PAIRO)    
Cirurgia do Implante Coclear    
Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono    
Epistaxe    
Doença de Ménière    
Descongestionante nasal pode viciar e causar rinite medicamentosa    
Meu tímpano perfurou, e agora?    
Otite gera dor no ouvido e pode causar surdez    
Calendário da Saúde    
Dicas para uma boa saúde auditiva    
Teste da Orelhinha    
Serviço de atenção a saúde auditiva de média e alta complexidade    
Dicas e Saúde    
SASA e PSF    


















Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Otorrinofisiocenter - Saúde Auditiva ® 2013. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | SERVIÇOS | NOTÍCIAS E EVENTOS | FALE CONOSCO
Rua Santa Maria, 86, Centro, Montes Claros (MG), CEP: 39.400-100
adm@otorrinofisiocenter.com.br - (38) 3218-5000 - 3213-3237 - 3218.5001 - 3218.5002 - 0800 032 3237 - 3084.2619