Pagina Inicial Institucional Serviços Notícias e Eventos Contato Facebook Otorrino Fisio Center
Surdez Unilateral

. DEFINIÇÃO

Qualquer grau de perda auditiva é tecnicamente classificado por nós Otorrinolaringologistas como surdez. Entretanto nesse texto trataremos das pessoas que possuem perda completa da audição em um dos ouvidos e audição normal do outro lado.  Assim, surdez unilateral (single side deafness em inglês, ou SSD)  é o termo que costumamos usar para designar esse grupo de pessoas.

 

. CAUSAS

Embora algumas das causas de surdez unilateral sejam as mesmas que podem causa-la de forma bilateral, algumas doenças específicas afetam com mais frequência a audição em apenas um dos lados.

 

A perda súbita da audição de um dos ouvidos, acompanhada ou não de zumbidos ou tonteiras, pode estar relacionada à diversas etiologias e é uma das causas mais comuns de surdez unilateral.

 

  • Surdez congênita

Mutações genéticas e doenças infecciosas podem fazer com que bebês apresentem surdez unilateral ao nascimento. Na maioria das vezes o desenvolvimento de linguagem se dá de maneira normal ou com o mínimo de atraso em relação às crianças com audição bilateral.

A hidropsia endolinfática, mas conhecida como Síndrome ou Doença de Ménière pode causar surdez dos dois lados, mas em um grande número de vezes ela é responsável por surdez unilateral.

 . Traumatismo

Acidentes automobilísticos, agressões e ferimentos por armas estão entre causas externas de lesão da cóclea ou do nervo acústico que podem levar à surdez unilateral.

. Causa desconhecida

 Num grande número de vezes não conseguimos detectar a origem da surdez, seja unilateral ou bilateral.

. Conseqüências

 A surdez unilateral pode passar desapercebida e aparentemente não causar grande desconforto para muitos pacientes. Não é raro encontrarmos pessoas que, tendo nascido com audição em apenas um dos ouvidos, vieram a descobrir isso apenas bem mais tarde. Temos vários exemplos de pacientes que se adaptaram a perda, por exemplo, o de uma criança de 10 anos, para quem a mãe um belo dia segurou o telefone em um dos seus ouvidos e disse “fale aqui com teu avô”. Ele após alguns segundos respondeu, “tudo bem mãe, mas tem que ser no outro ouvido pois nesse eu não consigo”. Como sua audição sempre foi assim, e tendo a criança aprendido a falar normalmente, sido capaz de conversar com todos, nunca houve a suspeita, dela e dos pais, de nada errado com a audição dele. Essa boa adaptação à surdez unilateral já não costuma acontecer nos pacientes que sempre ouviram bem dos dois lados e perdem um dos lados, como nos casos de surdez súbita ou tumores do nervo auditivo.

Tais opções podem diminuir muito ou quase eliminar algumas das dificuldades dos portadores da surdez unilateral.

. Aparelho auditivo tipo CROSS

Normalmente, os aparelhos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) são indicados para tratar a perda auditiva de um ouvido deficiente aumentando o volume e aplicando alguns filtros dos sons chegam até ele.

Implante auditivo ancorado ao osso

Na última década vimos chegar ao Brasil implantes auditivos que são presos, ou parafusados aos ossos do crânio, atrás da orelha. Esses dispositivos foram inicialmente desenvolvidos para pessoas com malformações que afetam a transmissão dos sons até à cóclea. Estando firmemente ancorados ao osso, de forma semelhante aos implantes dentários, eles são capazes de captar os sons e transmiti-los à cóclea através do osso do crânio. Essa propriedade permite que utilizemos esses implantes em pacientes com surdez unilateral, ancorando-os próximo ao ouvido sem audição. Uma vez ativados, eles são capazes de transmitir os sons pelo ossos do crânio,  um lado ao outro, valendo-se da cóclea saudável para encaminhar ao cérebro os sons que vêm de todas as direções.

. Aparelho intra-canal de estimulação óssea

Esse dispositivo funciona seguindo a mesma lógica e descrição dos implantes ancorados ao osso. Entretanto, eles são adaptados no interior do canal auditivo, como um aparelho auditivo do tipo intra-canal e não requerem cirurgia. São produzidos pela empresa americana TransEar e não estão disponíveis no Brasil.

 . Implante Coclear

O Implante coclear é um dispositivo eletrônico capaz de recuperar a função auditiva de uma cóclea muito danificada. Assim, sua aplicação na surdez unilateral, diferentemente das opções acima descritas, tem o potencial de devolver ao paciente a audição bilateral verdadeira, sem depender apenas do ouvido saudável. Inúmeros estudos recentes mostram que ele tem a capacidade de devolver ao paciente a noção origem da fonte sonora, o que não costuma ser possível com as opções anteriores. Entretanto, devido à maior complexidade do procedimento e seu alto custo, cirurgiões de muitos países, incluindo o Brasil e os EUA,  ainda tendem a não considerá-lo indicado para tratar a surdez unilateral.

 . Schwanoma (ou neurinoma) do nervo acústico

 O nervo vestibulococlear (VIII par craniano) é responsável por conduzir os impulsos elétricos, produzidos pela cóclea, até o tronco cerebral. Como outros nervos, ele possui uma capa – que chamamos de bainha – composta de uma proteína chamada mielina. Schwanomas do acústico são os tumores originários dessa bainha e um dos seus principais sintomas é a perda auditiva progressiva, decorrente do lento crescimento tumoral, com consequente compressão do nervo e interrupção dos impulsos elétricos que por ele trafegam. 

Agende uma Visita clicando aqui!

Comente usando seu Facebook

Serviços
11 de Novembro dia nacional do Zumbido    
DIA 18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO    
Dia 21 de Setembro e o dia Nacional de Luta Das Pessoas Com Deficiêcia    
Dia 29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo    
Ministério lança protocolo de Atenção à Saúde para Microcefalia    
Dia 31 de Maio Dia Mundial Sem Tabaco    
O QUE DEVO FAZER PARA ADQUIRIR O APARELHO AUDITIVO PELO SUS?    
Dia 29 de Abril Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruido    
21 de março: Dia Mundial do Sono    
3 de Março Dia Mundial do Cuidado Auditivo    
A HISTORIA DO IMPLANTE COCLEAR    
Evolução dos Aparelhos Auditivos    
Dia 10 de novembro dia Nacional de Combate a Surdez    
CÂNCER DE LARINGE    
DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE NO FRIO    
Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias    
VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA    
Surdez e Depressão    
Surdez Unilateral    
Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?    
Cinco motivos para usar aparelho auditivo    
PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO (PAIRO)    
Cirurgia do Implante Coclear    
Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono    
Epistaxe    
Doença de Ménière    
Descongestionante nasal pode viciar e causar rinite medicamentosa    
Meu tímpano perfurou, e agora?    
Otite gera dor no ouvido e pode causar surdez    
Calendário da Saúde    
Dicas para uma boa saúde auditiva    
Teste da Orelhinha    
Serviço de atenção a saúde auditiva de média e alta complexidade    
Dicas e Saúde    
SASA e PSF    


















Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Otorrinofisiocenter - Saúde Auditiva ® 2013. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | SERVIÇOS | NOTÍCIAS E EVENTOS | FALE CONOSCO
Rua Santa Maria, 86, Centro, Montes Claros (MG), CEP: 39.400-100
adm@otorrinofisiocenter.com.br - (38) 3218-5000 - 3213-3237 - 3218.5001 - 3218.5002 - 0800 032 3237 - 3084.2619