Pagina Inicial Institucional Serviços Notícias e Eventos Contato Facebook Otorrino Fisio Center
CÂNCER DE LARINGE

A laringe é um órgão em forma de pirâmide constituído por cartilagens, músculos e membranas. Ela está localizada na região da garganta, entre a traqueia e a base da língua, da qual é separada pela epiglote, uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e abre-se para permitir o fluxo de ar durante a respiração.
A laringe pode ser dividida em três diferentes compartimentos: subglote, glote e supraglote. É na glote que estão as cordas vocais, pequenas pregas que vibram com a passagem do ar e fazem parte do aparelho fonador.
Os tumores malignos podem surgir em qualquer região da laringe, mas 60% deles se desenvolvem na glote. O tipo mais comum é o carcinoma das células escamosas, com predominância entre os 50 e 70 anos.
LARINGE
Fatores de risco
 Os principais fatores de risco para o câncer de laringe são o cigarro e o álcool. A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença.
Embora pouco frequentes, são considerados possíveis fatores de risco a infecção pelo papiloma vírus humano, o refluxo gastroesofágico e a poluição ambiental.
Sintomas
Rouquidão costuma ser o sintoma inicial do câncer de laringe e, geralmente, está associada a um tumor na glote ou na subglote. Quando ele está situado acima da glote (supraglote), os sintomas são dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e sensação de um corpo estranho na altura do pescoço. Quando se encontra abaixo da glote (subglote), pode provocar dificuldades respiratórias.
Diagnóstico
O diagnóstico do câncer de laringe considera os sintomas, o histórico do paciente, se é ou foi fumante e usuário habitual de álcool. Exames de imagem como a laringoscopia direta e indireta para visualizar a região afetada são importantes para o diagnóstico, mas não dispensam a realização da biópsia, que pressupõe a retirada de fragmento do tumor para análise, a fim de determinar se é maligno ou não . Se for maligno (nem todos são), é fundamental saber o grau de estadiamento da doença para orientar o tratamento.
Tratamento
O tratamento do câncer de laringe leva em consideração o estágio da doença e conta com os seguintes recursos: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura que podem atingir indices superiores a 90% nos quadros iniciais.
A retirada cirúrgica da laringe (laringectomia total) só é indicada nos casos avançados que não responderam a outras formas de tratamento, pois implica a perda da voz e a colocação de traqueostomia definitiva. Mesmo nessas situações, porém, é possível restaurar a fala dos pacientes utilizando próteses fonatórias tráqueo-esofageanas, que desviam parte do ar da traqueia para o esôfago, ou a laringe eletrônica, conhecida como voz robotizada monotonal.
Recomendações
* Não se iluda. Rouquidão que não regride por mais de duas ou três semanas, especialmente nos fumantes e usuários habituais de álcool, pode ser sinal de alterações na laringe, que merecem avaliação, diagnóstico e acompanhamento médico;
* Fique longe do cigarro. O tabaco é o principal responsável pelo câncer de laringe especialmente quando associado ao consumo de bebidas alcoólicas;
* Informe seu médico sobre outros casos de câncer de laringe na família.
* Procure o médico Otorrinolaringologista para uma avaliação, faça contato conosco no número abaixo.

Agende uma Visita clicando aqui!

Comente usando seu Facebook

11 de Novembro dia nacional do Zumbido
DIA 18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO
Dia 21 de Setembro e o dia Nacional de Luta Das Pessoas Com Deficiêcia
Dia 29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo
Ministério lança protocolo de Atenção à Saúde para Microcefalia
Dia 31 de Maio Dia Mundial Sem Tabaco
O QUE DEVO FAZER PARA ADQUIRIR O APARELHO AUDITIVO PELO SUS?
Dia 29 de Abril Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruido
21 de março: Dia Mundial do Sono
3 de Março Dia Mundial do Cuidado Auditivo
A HISTORIA DO IMPLANTE COCLEAR
Evolução dos Aparelhos Auditivos
Dia 10 de novembro dia Nacional de Combate a Surdez
CÂNCER DE LARINGE
DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE NO FRIO
Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias
VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA
Surdez e Depressão
Surdez Unilateral
Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?
Cinco motivos para usar aparelho auditivo
PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO (PAIRO)
Cirurgia do Implante Coclear
Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono
Epistaxe
Doença de Ménière
Descongestionante nasal pode viciar e causar rinite medicamentosa
Meu tímpano perfurou, e agora?
Otite gera dor no ouvido e pode causar surdez
Calendário da Saúde
Dicas para uma boa saúde auditiva
Teste da Orelhinha