Pagina Inicial Institucional Serviços Notícias e Eventos Contato Facebook Otorrino Fisio Center
Meu tímpano perfurou, e agora?

Saiba como tratar e prevenir perfurações do tímpano, a membrana que protege a orelha

Antes de falarmos sobre tímpano perfurado é importante explicar como este processo funciona. A membrana do tímpano é uma proteção que separa a orelha externa da orelha média. A orelha média é uma cavidade preenchida por ar que contém os ossículos da audição. O som é captado pela vibração da membrana do tímpano, que faz os ossículos se movimentarem. Para tudo funcionar bem, a pressão do ar contido dentro da orelha média deve ser a mesma da pressão atmosférica do local onde estamos. A abertura da tuba auditiva, que conecta a orelha média à parte mais profunda do nariz, faz a conexão da orelha média com o ambiente externo.

Um fato interessante é que problemas nasais, como rinite e aumento da adenoide (que se localiza na parte posterior do nariz) podem obstruir a tuba auditiva e prejudicar a aeração da orelha. Em situações como mergulho ou voo, a mudança da pressão atmosférica pode ser muito brusca a ponto de a orelha média não conseguir equalizar a pressão interna com o ambiente externo ao mesmo tempo. A membrana do tímpano é tracionada pela pressão externa e pode ser rompida.

Outra situação em que o tímpano pode ser perfurado são as infecções. Em casos graves, a orelha fica preenchida por secreção purulenta que faz pressão sobre o tímpano levando ao seu rompimento. Objetos inseridos na orelha com muita força (como cotonetes) ou substâncias como ácidos e água muito quente também podem romper o tímpano.

Tratamento e cuidados

Para se tratar o tímpano perfurado, primeiro, deve-se afastar infecção (otite). Como o tímpano é uma barreira de proteção, seu rompimento facilita a entrada de bactérias. Se o médico constatar sinais de infecção, o tratamento será feito com antibióticos, que podem ser por via oral ou gotas otológicas. A dor costuma ser intensa nesses casos e, em geral, são necessários anti-inflamatórios e analgésicos.

Proteção contra a água é o principal cuidado quando o tímpano foi perfurado. Durante o acompanhamento médico, poderá se optar por observação, aguardando-se um prazo de alguns meses para que haja fechamento da perfuração de forma espontânea. Se não houver, pode ser necessária uma cirurgia para correção do tímpano.

Para se proteger contra a água na hora do banho, deve-se colocar uma bola de algodão embebido em algum óleo, como óleo de amêndoas, que funciona como uma barreira contra a água. Deve-se evitar frequentar piscinas, praticar mergulho ou qualquer atividade com risco de entrada de água na orelha.

A mudança de pressão atmosférica, como em voos ou subida/descida de serra não causará alterações pois a perfuração funciona como uma comunicação com o ambiente externo. A pressão da orelha média será igual à da pressão atmosférica.

Prognóstico

Em determinados casos, principalmente se a perfuração ocorreu por uma infecção, o tímpano pode se regenerar. Isso vai depender de vários fatores, como a extensão da perfuração, demora para tratamento da infecção e da imunidade do paciente.

Sobre os riscos do problema voltar a acontecer, tudo irá depender da causa da perfuração. Em geral, perfurações recorrentes são relacionadas a infecções crônicas e doenças nasais. A rinite sem tratamento ou a hipertrofia da adenoide levam à má ventilação do ouvido. No caso da adenoide, pode ser necessária retirada com cirurgia

Agende uma Visita clicando aqui!

Comente usando seu Facebook

Dia 29 de Agosto Dia Nacional de Combate ao Fumo
Ministério lança protocolo de Atenção à Saúde para Microcefalia
Dia 31 de Maio Dia Mundial Sem Tabaco
O QUE DEVO FAZER PARA ADQUIRIR O APARELHO AUDITIVO PELO SUS?
Dia 29 de Abril Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruido
21 de março: Dia Mundial do Sono
3 de Março Dia Mundial do Cuidado Auditivo
A HISTORIA DO IMPLANTE COCLEAR
Evolução dos Aparelhos Auditivos
Dia 10 de novembro dia Nacional de Combate a Surdez
11 de Novembro dia nacional do Zumbido
DIA 18 DE OUTUBRO DIA DO MÉDICO
Dia 21 de Setembro e o dia Nacional de Luta Das Pessoas Com Deficiêcia
CÂNCER DE LARINGE
DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE NO FRIO
Exposição ao frio pode agravar doenças respiratórias
VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA
Surdez e Depressão
Surdez Unilateral
Como saber se você precisa usar aparelho auditivo?
Cinco motivos para usar aparelho auditivo
PERDA AUDITIVA RELACIONADA AO TRABALHO (PAIRO)
Cirurgia do Implante Coclear
Ronco e Apnéia Obstrutiva do Sono
Epistaxe
Doença de Ménière
Descongestionante nasal pode viciar e causar rinite medicamentosa
Meu tímpano perfurou, e agora?
Otite gera dor no ouvido e pode causar surdez
Calendário da Saúde
Dicas para uma boa saúde auditiva
Teste da Orelhinha